Home / Curiosidades / Descubra qual o braço certo para usar o relógio

Descubra qual o braço certo para usar o relógio

5 minutos de leitura
Casio

Autor:‎‎‎‎‎‎‎‎‎

Muita gente já deve ter se perguntado se existe um braço certo para usar o relógio. De início, pode parecer um questionamento bobo, mas faz muito sentido.

Eles surgiram como um importante acessório para planejar o tempo e as responsabilidades. Entretanto, foram ganhando cada vez mais espaço no visual de homens e mulheres.

Neste conteúdo, você vai saber em qual braço o relógio deve ser usado e por qual motivo. Confira!

Qual o braço certo para usar o relógio?

Antes de responder, vamos voltar um pouco no tempo? O uso do relógio de pulso foi popularizado pelo brasileiro Santos Dumont, não porque ele fosse um fashionista, mas por uma questão prática. Inventor nato, Dumont precisava de uma maneira fácil e rápida para calcular seu tempo de voo, durante os testes com os protótipos de avião.

Louis Cartier, o criador dos relógios Dumont, manteve então os pinos de ajuste do lado direito, para que não houvesse nenhuma complicação na hora de fazer ajustes e cálculos.

Por outro lado, naquela época, os canhotos tinham uma má reputação, eram consideradas pessoas falsas e maldosas. Por isso, muitos deles foram forçados a se comportar como destros. O tempo passou e descobrimos que isso não tem nada de verdade, não é mesmo?

Por esses fatores históricos, os relógios foram criados para pessoas destras, sendo o braço esquerdo o jeito certo para usar o relógio. Até hoje, a maioria deles são criados para serem utilizados dessa forma. Mas, isso não significa haver uma maneira certa de como usar o relógio.

Em qual braço devo utilizar o relógio de pulso?

O braço certo para você utilizar o relógio de pulso é aquele que te deixa mais confortável, com facilidade de acessar o aparelho para conferir horas, mas também para utilizar outras funções diversas.

Você pode ter ouvido falar em algum momento da vida que o jeito certo é colocar o acessório no braço não-dominante. Ou seja, se você é destro, o acessório vai para o pulso esquerdo, e vice-versa.

Essa é uma tática que funciona muito bem com modelos mais pesados, confeccionados em aço. Lembrando que ela também pode ser aplicada para aqueles de corda manual.

As mulheres devem usar o relógio no braço esquerdo?

A maior parte das mulheres também é destra, sendo que grande parte dos produtos fabricados para elas devem estar no braço esquerdo. Mas, existem outros pontos para prestar atenção.

O primeiro deles é a respeito de braceletes e outras joias que podem ofuscar o relógio ou mesmo danificar as peças. Nesse caso, invista em uma produção com joias de um lado e relógios de outro.

Há ainda alguns modelos produzidos justamente para combinarem com pulseiras, por exemplo. O jeito correto é utilizar os dois no mesmo pulso. Dessa forma, o modelo de relógio feminino ideal para você é aquele que te deixa confortável e ainda se encaixa bem no seu estilo.

Como escolher o relógio certo na hora de comprar?

Na hora de escolher o relógio certo para suas necessidades, seja você destro ou canhoto, visualize onde estão colocados os botões do aparelho.

Se eles estiverem colocados para o lado direito, é um relógio para o braço esquerdo. Por outro lado, se os botões estiverem colocados para o lado esquerdo do acessório, é para utilizar no braço direito.

Procure entender ainda as funcionalidades e analise se ele combina com seu estilo. Dessa forma, você garante um modelo que realmente vai agregar tanto no visual como nas suas atividades diárias.

Por que existem pessoas que usam o relógio ao contrário?

É possível que tenha algum parente ou conhecido que usa o relógio ao contrário, ou com o mostrador virado para dentro do pulso. Além disso, muitas vezes com a pulseira mais solta no pulso.

Esse é um costume comum entre os militares e tem uma explicação muito prática. Quando o indivíduo empunha a arma com as duas mãos, a tendência é que a parte superior do pulso fique para o lado de fora, dificultando a visualização do display. Além disso, o espelho do relógio pode criar reflexos capazes de entregar o posicionamento de um policial em situação de conflito.

Com o visor, posicionado para dentro, mesmo em uma situação de combate, o agente acompanha com mais facilidade as informações no visor. Por outro lado, esse posicionamento torna o aparelho mais suscetível a choques e danos que podem ser até irreversíveis.

Entende agora por que a maior parte das pessoas utilizam o relógio no braço esquerdo? Claro que não existe uma forma cristalizada de usar o item. Nesse sentido, o bom gosto e o bom senso são ótimos conselheiros.

Agora que você sabe como usar, a escolha do modelo de relógio ideal ficará bem mais assertiva. Continue acompanhando o blog da Casio e receba muitas outras dicas e informações que te ajudarão a utilizar esse acessório da melhor forma possível.

Até a próxima!

5/5 - Total de Avaliações: 9
Casio

Por mais de sete décadas, a CASIO o tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.

Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments