Home / Curiosidades / Descubra agora como ler as horas em um relógio de ponteiro

Descubra agora como ler as horas em um relógio de ponteiro

6 minutos de leitura
Casio

Autor:‎‎‎‎‎‎‎‎‎

O relógio de ponteiro foi o primeiro tipo de cronógrafo inventado pelo homem. Ele tem um mecanismo um pouco diferente da tecnologia e facilidade dos aparelhos digitais, sendo necessário aprender a associar as informações que o corpo e os ponteiros do relógio entregam para saber exatamente que horas são.

Existem uma variedade grande de modelos de relógio analógico. Alguns vem com números, outros, com algarismos romanos. No mercado ainda há aqueles que não apresentam números, exigindo um pouco mais da memória e imaginação de quem utiliza.

Mas o mecanismo de leitura é o mesmo. Se você entender a base, ver as horas em qualquer relógio analógico fica bem fácil. Quer saber como superar esse desafio? Neste post, vamos falar todas as informações que você precisa para saber como ver a hora nos relógios de ponteiro.

Como é dividido o corpo do relógio de ponteiro?

O relógio de ponteiro é dividido em 12 partes ou seções. Você pode reparar que da esquerda para a direita o acessório é numerado de 1 a 12. Esses números representam as horas.

Por sua vez, o intervalo de tempo que fica entre cada um deles representa a contagem dos minutos. Assim, ficou convencionado que o intervalo entre cada um deles é de 5 minutos. Então, a partir do número, você precisa adicionar 5 minutos a cada número.

Por exemplo, o número 1 representa a passagem de 5 minutos, o número 2, representa 10 minutos, o número 3 mostra que se passaram 15 minutos, e por aí vai.

Algumas vezes, você pode encontrar linhas ou traços menores, geralmente são 5. Cada uma delas marca a passagem de um minuto. Com elas, fica ainda mais fácil ver “horas quebradas”, por exemplo, 9h23 ou 10h57.

O que cada ponteiro do relógio indica?

Os ponteiros funcionam como indicativos de horas e minutos. Existem modelos de relógio que podem acompanhar um terceiro ponteiro, para marcação dos segundos.

O responsável pela marcação das horas é o menor do relógio. Você vai perceber que ele se mexe menos, em relação aos outros ponteiros do aparelho. Já o maior indica os minutos, tendo um ciclo de atividade mais rápido que seu par menor.

Por fim, o ponteiro mais fino que não está presente em todos os aparelhos marca os segundo. Ele, geralmente, descansa apenas quando acaba a bateria.

Qual a ordem de leitura dos ponteiros do relógio?

A leitura dos ponteiros do relógio começa sempre pelas horas. Depois, minutos e segundos.

Com isso, basta juntar as informações e aí você terá certinho a hora e os minutos para não perder nenhum compromisso. Mas vamos entender como tudo funciona. Acompanhe!

Use o ponteiro menor para ler horas

O ponteiro menor é o primeiro que você deve observar. Por exemplo, se o ponteiro menor estiver sobre ou próximo do 2, indica que são duas horas. Ou se ele estiver sobre o 9, então são 9 horas.

Aqui aparece um ponto de atenção no modelo analógico. Ele é um tipo de relógio de pulso que não informa se o horário se refere à parte da manhã ou da noite, sendo facilmente resolvido pelos relógios digitais.

Esses podem trabalhar com o formato de 24h. Isso quer dizer que se for 9h horas da noite, o aparelho indicará 21 horas ou 9 horas PM.

Leia os minutos no ponteiro maior

O ponteiro maior marca os minutos, dessa forma, se ele estiver parado sobre o 5, significa que 25 minutos já se passaram. Ou se ele estiver parado em cima do 9, então serão 45 minutos. Um jeito fácil de ver as horas é multiplicar o número marcado por 5.

Entretanto, essa tática só serve para quando o ponteiro estiver exatamente sobre o número e também para aqueles que têm a mania de arredondar as horas. Para os que prezam pela precisão, se o ponteiro estiver entre o 2 e 3, então você terá algo entre 10 e 15 minutos.

Em alguns modelos, esse espaço é marcado por traços. Se ele estiver no segundo traço, a leitura é que já se passaram 12 minutos. Se eles estiverem no quarto traço, de 14 minutos.

Mas se não houver traços ali? A dica é utilizar o bom senso e fazer uma estimativa de horário, considerando a proximidade do ponteiro maior de alguns dos números.

Aprenda a ler um relógio de três ponteiros

Alguns modelos acompanham um terceiro ponteiro, bem fino e que costuma ser bastante ligeiro. Ele é o ponteiro dos segundos. Na verdade, é muito pouco comum que as pessoas leiam o ponteiro dos segundos para suas atividades normais.

Ninguém vai marcar um compromisso às 2 horas, 30 minutos e 43 segundos da tarde. Porém, pode ser útil para monitorar a frequência ou ritmo de uma atividade física ou movimentação de algum objeto.

É claro que hoje você encontra relógios inteligentes que fazem isso com muito mais habilidade. Os modelos G-Shock são um deles. Cada movimento desse ponteiro marca a passagem de um segundo. Cada volta no relógio marca então a passagem de 60 segundos, dando um minuto.

Com isso, o ponteiro dos minutos move mais uma casa. Quando esse ponteiro anda roda o relógio 60 vezes, temos 60 minutos, o que é uma hora. Então, o ponteiro menor se move para o próximo número. E nessa batida segue a passagem do tempo.

Junte as informações e pronto! Fale as horas

Agora fica muito simples informar as horas para qualquer pessoa, é só juntar as informações e pronto. No começo, é importante que você leia com calma o relógio, sem pressa.

Além disso, não deixe de treinar. A dica é observar as horas em alguns momentos do dia. Você pode pedir também para algum colega de trabalho ou familiar perguntar as horas, algumas vezes no dia.

Espero que essas informações sejam muito úteis para você. Que tal agora descobrir como escolher o relógio para treino perfeito para seus objetivos? Confira nosso post sobre o assunto aqui mesmo no blog!

Até a próxima!

3.3/5 - Total de Avaliações: 34
Casio

Por mais de sete décadas, a CASIO tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.

Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, calculadoras, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments