Home / Lifestyle / O que é lifestyle? Entenda e encontre seu estilo!

O que é lifestyle? Entenda e encontre seu estilo!

8 minutos de leitura

Lifestyle: descubra o que é e como adotar um que combina com você

O lifestyle tem ficado muito em evidência, principalmente com o desenvolvimento das redes sociais, onde pessoas compartilham diversos fatos e acontecimentos sobre sua rotina de vida. Mas o que é o lifestyle exatamente? Você pode perguntar.

Hoje em dia, muitas pessoas estão centradas em suas carreiras, cuidados com os filhos, faculdade. E acabam tirando pouco tempo para se conectar consigo mesmas. E é aí que surge a perspectiva do lifestyle, uma visão mais alternativa ao padrão de vida que a maioria das pessoas segue na atualidade.

Neste conteúdo, você vai entender um pouco mais sobre o significado desse termo. Além disso, vai saber entender os tipos de lifestyle que existem por aí e como você pode fazer para encontrar a sua melhor forma de viver a vida. Vem com o Blog da Casio!

O que é lifestyle?

Em uma tradução livre, lifestyle significa estilo de vida. São os comportamentos, escolhas e preferências de uma pessoa em torno de sua rotina. Muitas vezes, uma pessoa não decide viver a vida de uma forma ou outra. Ela simplesmente tem inclinação para hábitos e preferências que mais lhes satisfazem.

Com isso, é possível perceber que o lifestyle é algo muito pessoal e relativo, pois o que é bom para um indivíduo pode ser ruim para outro. Mas é claro que existem escolhas mais conscientes, principalmente no mundo de hoje, onde as pessoas têm mais informação e liberdade de escolha.

Dessa forma, alguns tipos de lifestyle são forjados em escolhas plenamente conscientes, seja com a intenção coletiva ou mesmo pessoal. É o que você vai ver com mais detalhes nos próximos tópicos.

Mulheres com estilo esportivo e despojado

Quais são os tipos de lifestyle?

O planeta Terra tem mais de 7 bilhões de pessoas muito diferentes entre si. Então, seria humanamente impossível listar todos os tipos de lifestyle conhecidos. Pode ser que exista até alguns ainda desconhecidos.

Por outro lado, existem aqueles que têm atraído algumas pessoas e despertado a atenção de outras. Talvez, um deles tenha muito a ver com você. Confira!

Vegetarianismo e veganismo

Os vegetarianos e veganos têm seu lifestyle marcado por um posicionamento muito sólido e firme. Para eles, o consumo de alimentos, roupas, calçados, cosméticos e outros produtos de origem animal é limitado ou vetado.

O objetivo é defender e valorizar a vida dos animais. Por isso, você vai perceber que pessoas que seguem esse estilo de vida são muito ativas na defesa das causas ambientais. E podem também estar envolvidas em outras questões ligadas à participação cidadã ou de ativismo político.

É natural que elas fabriquem os próprios cosméticos com produtos de origem vegetal. Os vegetarianos e veganos são pessoas bem mão na massa e sabem se virar muito bem sem produtos industriais.

O Lifestyle minimalista

Você conhece alguém mais desapegado de bens materiais, que vive apenas com o que precisa? Saiba que essa é uma das características do lifestyle minimalista.

Elas desenvolvem com muita facilidade uma crítica sobre consumo exacerbado. Vivem em ambientes mais modestos e preferem ocasiões informais e casuais, onde podem ficar mais à vontade.

Eles têm mais inclinação a viver em locais calmos, com pouco ou nenhuma agitação. Adoram uma tranquilidade e as coisas simples da vida.

Car-free

O car-free é o estilo de vida derivado do desenvolvimento da tecnologia. Ele é caracterizado pelo uso de transportes alternativos no meio urbano. É a geração que se locomove por aplicativos de transporte, carona e também por meio dos veículos elétricos.

Além disso, essa galera tem uma grande tendência a utilizar o serviço integrado de transporte na cidade. Por exemplo, podem alugar uma bike até um ponto da cidade. De lá, pegam o metrô até o destino final.

Viajantes

O viajante é aquele seu amigo ou amiga que vive na ponte área ou na estrada. São pessoas que precisam conhecer e experimentar o diferente, estar em contato com o novo.

Há exemplos de pessoas que vivem constantemente na estrada, não tendo residência fixa. Assim, elas costumam “se virar” em cada novo estilo, conseguindo serviços temporários e estadia em cada cidade.

Existem ainda os famosos mochileiros, pessoas que saem sem destino certo e vão pegando carona até onde o vento levar.

Sustentável

O lifestyle sustentável tem uma grande preocupação com o impacto de suas escolhas no ambiente. É uma pessoa com uma consciência coletiva mais aguçada, por isso, até suas pequenas atitudes têm um objetivo maior.

Eles separam o lixo orgânico do reciclável, evitam utilizar copos descartáveis e procuram reduzir o desperdício de recursos hídricos e energéticos. É aquela pessoa que retira a tomada do interruptor quando o aparelho não está em uso.

Lifestyle holístico

Quem segue o lifestyle holístico é adepto de terapias alternativas para tratamento pessoal ou desenvolvimento pessoal. Ioga, Reiki, aromaterapia e autocuidado são algumas das atividades que atraem essas pessoas.

Elas acreditam no equilíbrio entre corpo e mente, essa harmonia é a base de todas as tomadas de decisões, sejam pessoais ou profissionais. São pessoas que acreditam na leveza e transmitem isso no jeito de se comunicar, vestir e agir.

Close em homem com estilo esportivo vestindo moletom verde

Lifestyle Esportista

O esportista é aquele cara que não deixa faltar uma dose de endorfina durante o dia, estando em constante movimento. Para esse perfil, ter uma atividade física na agenda diária é fundamental.

Além disso, o esportista costuma desenvolver uma alimentação saudável e realizar escolhas mais alinhadas à longevidade, saúde e bem-estar. Dentro desse lifestyle é possível destacar subdivisões, como os crossfiteiros, bodybuilders, ciclistas, corredores, etc.

São pessoas fáceis de reconhecer na rua. Geralmente, elas usam roupas fitness mais justas e coladas ao corpo, relógios e tênis. Se você é adepto(a) desse estilo, não deixe de conferir nosso post sobre como escolher um relógio para treino. Somos especialistas no assunto!

Como adotar um lifestyle para você?

Não existe uma cartilha com um passo a passo perfeito para mudar lifestyle a hora que quiser. Muitas vezes, essa mudança pode acontecer aos poucos, ao longo da vida. E tudo bem, cada um tem seu ritmo.

Mas para facilitar sua vida, aqui vão algumas dicas para você encontrar exatamente o lugar que te deixa mais à vontade.

1. Reflita sobre seu dia a dia

Todos deveriam tirar alguns minutos durante a semana para refletir, se fazer algumas perguntas necessárias. Para quem quer mudar o lifestyle, isso não é diferente.

Portanto, coloque no papel suas insatisfações, liste o que você sente falta e o que você não quer fazer mais. Analise suas metas e objetivos. Talvez pareça estranho no começo, mas com certeza valerá o esforço.

2. Entenda quais são seus gostos

Ter uma boa compreensão sobre seus gostos e preferências pode dizer muito sobre o lifestyle que mais combina com você. Você prefere praia ou campo? Uma balada ou uma roda de violão com amigos? Um livro ou compras no shopping?

A ideia aqui é ter clareza sobre as coisas mais importantes para você, as quais você não conseguiria abrir mão por ninguém.

3. Faça escolhas, tome decisões

Muitas pessoas que fizeram mudanças significativas em suas vidas dizem que o primeiro passo é sempre o mais difícil. Por isso, não protele as decisões que precisa tomar, quando descobrir exatamente o que quer.

Depois, se mantenha em movimento, não importa o ritmo. Sempre dê um próximo passo e vá em busca dos seus sonhos e aspirações de vida.

4. Busque grupos e pessoas parecidas com você

Encontre pessoas ou frequente grupos que acreditam nas mesmas coisas que você, que seguem o lifestyle que pretende alcançar. Essa interação vai facilitar e muito a jornada.

A troca de experiências é muito válida nesse sentido, já que possivelmente alguém ali pode ter passado por desafios semelhantes ao que você enfrenta no momento. Aproveite para pegar dicas e insights aplicáveis em sua vida.

Lifestyle no Instagram e redes sociais

Nas redes sociais, como Instagram e Tik Tok, o lifestyle é utilizado como uma marca pessoal, mostrando um cotidiano muito mais produzido do que realmente é.

Aliás, não se sabe ao certo se o que é transmitido ali é realmente o que a pessoa segue, talvez seja apenas um personagem construído para conquistar e atrair mais e mais seguidores.

Nesses espaços, o lifestyle se torna uma rotina de postagem de conteúdo de diversos formatos, muitas vezes trazendo informações selecionadas e fragmentadas.

A rede social pode ser uma boa fonte de inspiração para te encorajar a buscar o que é mais importante. Mas tenha em mente que aqui do seu lado, em seu estilo de vida nem sempre é tudo perfeito.

Por isso, tente se comparar menos com outras pessoas, arregace as mangas e se importe mais com você. Aproveite os exemplos de estilo de vida que apresentamos e que podem te inspirar a descobrir o melhor caminho. Esperamos que essas dicas sejam muito úteis e válidas!

Continue acompanhando o blog da Casio e confira muitos outros conteúdos que ainda vamos trazer por aqui voltados para o lifestyle.

Até a próxima!

5/5 - Total de Avaliações: 1
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments