Home / Dicas / Como ter uma rotina produtiva? Supere a procrastinação!

Como ter uma rotina produtiva? Supere a procrastinação!

8 minutos de leitura
Casio

Autor:‎‎‎‎‎‎‎‎‎

Atualmente, o maior desejo das pessoas é ter uma rotina produtiva e, ao mesmo tempo, saudável, afinal, ter esses dois feitos juntos parece ser algo quase impossível. A boa notícia é que é sim possível otimizar a realização das suas tarefas e manter a saúde mental.

Mas como conquistar esse equilíbrio? Para te ajudar a ter uma rotina saudável e produtiva, listamos uma série de dicas simples para serem colocadas em prática a partir de hoje. São ideias funcionais que se adéquam desde os tipos de lifestyles mais agitados até os mais calmos. Continue a leitura e confira quais são elas:

1. Estabeleça metas claras

Ao estabelecer metas diárias ou semanais, você garante uma hierarquização de importância e, consequentemente, realiza as tarefas na ordem correta. Aqui, será necessário entender qual é o tempo total que você possui durante o dia, considerando pausas e a duração média de cada atividade

Lembre-se de ter honestidade na hora de estipular os horários, já queo objetivo é criar um cronograma real e possível de ser feito. Mas o que faço com o que não couber no meu dia? Encaixe esses compromissos em outros dias da semana e, caso haja um tempinho antes, comece a colocá-los em prática.

2. Priorize suas tarefas

Priorizar as tarefas significa colocar foco e energia nas atividades que realmente são importantes. A partir do momento que você entende o que é relevante no seu dia, as obrigações que sobram poderão ser terceirizadas ou delegadas para outras pessoas.

3. Monte uma lista de tarefas

O próximo passo será montar uma lista de atividades que deverão ser feitas durante o dia, a semana e o mês. O planejamento vai muito além de tarefas relacionadas ao trabalho e também deve conter momentos de pausa, afazeres domésticos, passeios e outras ocasiões.

Pessoa realizando as anotações na agenda.

No planejamento, não esqueça que imprevistos acontecem e está tudo bem, por isso, a lista poderá ser alterada no decorrer dos dias. Um ponto positivo desse tipo de planejamento a longo, médio e curto prazo é a diminuição da ansiedade, já que a sua mente saberá com antecedência o que precisa ser feito.

4. Use um calendário

Lista feita, chegou o momento de distribuir tudo em um calendário físico ou online. Dentre as opções, o Google Calendar é uma ótima escolha e não irá gerar nenhum gasto extra para você. A vantagem da agenda on-line é que ela transmite um alerta antes do início das atividades, contribuindo para a distribuição correta do tempo.

Calendário de janeiro.

5. Elimine distrações

A próxima sugestão para quem deseja saber como ter uma rotina produtiva é eliminar as distrações, ou seja, manter o foco durante a realização das tarefas. Para isso, você pode escutar músicas, ruídos para trabalhar ou colocar outras táticas em prática.

O importante é entender o que funciona no seu tipo de estilo de vida, não à toa, indicamos que realize testes para ter uma resposta assertiva sobre o que realmente dá certo para você. Como resultado, será possível otimizar a rotina e gastar o tempo ideal em cada compromisso, evitando procrastinações. Uma dica extra é sempre deixar longe aparelhos eletrônicos e outros itens que podem tirar sua atenção.

6. Aprenda técnicas de gestão de tempo

O próximo passo para ter uma rotina produtiva é colocar em ação a melhor técnica de gestão de tempo. Dentre as opções, temos:

  • Deixe um tempo reservado para imprevistos;
  • Coloque atividades parecidas em sequência no seu planejamento diário;
  • Esqueça o mundo ao redor;
  • Aprenda a delegar tarefas para outras pessoas;
  • Crie prazos reais;
  • Faça reuniões apenas quando é necessário e sempre faça o seguinte questionamento: “Isso seria resolvido com um e-mail?”.

Além disso, você pode aprender sobre estratégias para gestão do tempo, como a timeboxing, o Pomodoro e o método Eat the Frog.

7. Não faça tudo sozinho

Fazer tudo sem ajuda fará você conquistar apenas uma coisa: a exaustão. Sabemos que algumas atividades não podem ser feitas por qualquer pessoa, mas também entendemos que outras podem, sim, ser delegadas para colegas de trabalho ou entes da família, no caso dos afazeres domésticos.

As opções que não precisam ser realizadas apenas por você devem ter menos prioridade no cronograma diário, assim, se não sobrar tempo no seu dia, você poderá pedir ajuda para colocá-las em ação.

8. Faça pausas estratégicas

Saber a hora de parar também é um passo importante para quem está em busca de alcançar dias mais saudáveis e produtivos. Sim, parar pode ser um combustível capaz de te fazer retornar ao trabalho com ainda mais energia e foco.

Durante a pausa, você pode ler sobre assuntos que gosta, por exemplo, se curte moda, um conteúdo de como usar relógio em cada ocasião será uma excelente alternativa. Ainda é permitido tomar um café, entrar nas redes sociais, conversar com amigos, dentre outras opções.

9. Aprenda a dizer não

Compreendemos que dizer não é uma tarefa difícil, mas essa pequena palavra pode salvar a sua saúde mental. Pare para pensar, se você está com agenda cheia de atividades, por que seria uma boa ideia aceitar outro compromisso?

Essa atitude afetaria o seu emocional e o desenvolvimento dos outros trabalhos. Ao fim do dia, provavelmente, você não teria finalizado nenhum dos afazeres e seria tomado por uma sensação de incapacidade totalmente evitável. Lembre-se: a honestidade é crucial para uma rotina equilibrada.

10. Revise e ajuste sua rotina

Mesmo que tenha feito um planejamento mensal, é necessário revisitá-lo durante o mês. Afinal, é normal que novos compromissos apareçam e a sua agenda tome novos rumos. Quando surgir tarefas de última hora, tente fazer mudanças ou incluí-las nos espaços vagos, aqueles que você deixou para emergências.

Pessoa realizada as anotações

11. Busque inspiração

Ter inspiração é sinônimo de leveza, felicidade e pausas. Por isso, que tal encontrar algo para te motivar durante as suas semanas? Você pode descobrir que gosta de ler, viajar, meditar ou até mesmo de tocar algum instrumento, inclusive, temos um conteúdo com dicas para aprender a tocar um instrumento musical.

A longo prazo, você poderá sentir que está mais criativo e com maior facilidade para ter ideias. Por falar neles, é comum que surjam durante esses momentos de relaxamento.

O que é produtividade tóxica?

A produtividade tóxica está relacionada à realização de demandas ininterruptamente e sem priorizar a qualidade. Em resumo, é quando uma pessoa não para de trabalhar ou pensa apenas em finalizar cada vez mais atividades sem considerar a própria saúde mental e bem-estar.

Para quem se enxerga nesse cenário, colocar em prática as dicas compartilhadas anteriormente poderá reverter o cenário. Se o seu caso é mais grave e você sente que apenas isso não será capaz de te ajudar, indicamos que busque ajuda psicológica.

Por que é importante ter uma rotina produtiva?

Ter dias produtivos é o mesmo que possuir uma boa gestão do tempo e uma rotina mais organizada, consequentemente, também é possível ter semanas menos estressantes. Além disso, ao ser produtivo, você alcança maior satisfação pessoal e ânimo para alcançar novos patamares na vida profissional e pessoal.

Pessoa sentada em uma mesa realizada anotações.

Mas vale ressaltar que ter uma rotina assim leva tempo e deve ser feita com pequenas atividades. O primeiro passo é entender a importância e começar com pequenas mudanças diárias, assim como as listadas no conteúdo.

Esperamos que o post tenha sido útil e te ajude a chegar aos seus objetivos dentro e fora do trabalho. Agora que sabe tudo sobre como ter uma rotina produtiva, que tal ter uns minutinhos de pausa e aprender mais sobre o universo dos relógios? Temos um blog completo sobre tipos de relógios. Acesse-o e aproveite!

Avalie este post
Casio

Por mais de sete décadas, a CASIO o tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.

Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments