Home / Curiosidades / Quem inventou o relógio? Conheça a história do acessório

Quem inventou o relógio? Conheça a história do acessório

8 minutos de leitura
Casio

Autor:‎‎‎‎‎‎‎‎‎

Atualmente, o relógio se tornou um acessório tão comum que muitas vezes nem nos damos conta de que ele foi criado na Antiguidade. Mas, você já parou para ser perguntar sobre a história de criação desse acessório tão necessário?

No post de hoje, a Casio vai te contar quem inventou o relógio e a história por trás dessa criação. Além disso, falaremos um pouco sobre os tipos de relógios que surgiram desde então e como eles foram importantes para a humanidade.

Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual foi o primeiro relógio criado?

O relógio foi criado em uma época em que o ser humano não sabia ler nem escrever. Segundo o Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe do Departamento de Geodésia da UFRGS, estima-se que o relógio foi inventado a cerca de 5.000 anos.

Qual foi o primeiro relógio criado

Nessa época, nossos ancestrais tinham apenas a consciência do dia e da noite, não sabendo e ignorando o correr das horas. Mas foram essas mesmas pessoas que começaram a passar a observar mais o movimento do sol, a lua e as marés.

O Museu de Topografia ainda diz que, conforme a história, o primeiro relógio inventado que se tem registro foi o gnômon. Ele era basicamente formado por um obelisco que, quando iluminado pelo sol ou lua, projetava uma sombra. Com o passar das horas, havia um espaço entre o ponto inicial e o ponto final que foi fracionado pelo homem, criando assim a divisão do tempo.

Onde foi criado o primeiro relógio?

Falando sobre quem inventou o relógio, existem registros de que os babilônios e os chineses foram os primeiros a dividirem o dia em horas, mas em 12 horas, em que cada hora equivale ao que hoje são 2 horas.

Agora que já vimos mais informações sobre quem inventou o relógio, que tal conhecer todos os modelos que já foram criados ao longo dos anos? Quem sabe você também se interessa e descobre os motivos para ter um relógio!

Relógio de sol

Se foram os babilônios e os chineses os primeiros a dividirem o dia em 12 horas, qual foi o povo a dividi-lo em 24 horas, como é feito atualmente? Foram os egípcios e parte de alguns povos da Ásia Ocidental.

E o primeiro modelo de relógio a marcar as 24 horas foi o relógio do sol, criado também pelos babilônios.

O relógio tinha um funcionamento bem simples: uma haste fixa no centro de um plano circular que, quando iluminada pelo sol, indicava a hora marcada.

Relógio de sol

Veja: o que significa o horário GMT? A Casio explica!

Clepsidra

Esse é um modelo de relógio movido à água e com a força da gravidade. Para ele funcionar, é preciso de dois recipientes colocados em níveis diferentes, em que um nível superior está com água e o inferior vazio.

O fluxo de água é parcialmente controlado por uma abertura do recipiente superior, fazendo com que ela vá para o inferior. Assim, é possível medir o tempo conforme a água passa para o recipiente de baixo.

Clepsidra

Ampulheta

Por outro lado, temos a ampulheta que é semelhante à clepsidra, mas com algumas pequenas diferenças. Esse modelo tem dois recipientes cônicos ou cilíndricos, conhecidos por âmbulas, conectados por um pequeno orifício. Elas são transparentes e permitem uma melhor visualização da passagem da areia de um lado para o outro por meio do orifício.

ampulheta

Relógio de bolso

No caminho de se tornar o modelo de relógio que conhecemos hoje, com ponteiro e tudo mais, o relógio de bolso foi o primeiro a ser criado. Foi no ano de 1500 em Nuremberg, na Alemanha, que o relojoeiro Peter Henlin criou o primeiro protótipo. Ele continha um formato oval e, por isso, passou a ser chamado de Ovo de Nuremberg.

Esse relógio mudou totalmente o rumo da história dos relógios, sendo o primeiro de muitos outros aprimoramentos que viriam anos mais tarde, fazendo também com que as pessoas se adaptassem melhor a como ver a hora do relógio de ponteiro.

Relógio de bolso

Relógio de pêndulo

O responsável pela criação do relógio de pêndulo foi Galileu Galilei, ou melhor dizendo, pela descoberta. Galileu descobriu o movimento de isocronismo, que consiste na regularidade do movimento de um pêndulo. Isso serviu de base para Christiaan Huygens em 1656, em Haia, Holanda.

Depois de um ano, diversos artesãos holandeses passaram a produzir relógios de pêndulo com diferentes estéticas. Até hoje, esses relógios são procurados pelo seu altíssimo valor e por sua estética.

Relógio de pêndulo

Relógio de quartzo

O relógio de quartzo é famoso pela sua precisão, e dessa forma, é usado para vibrações mecânicas e também da radiação eletromagnética do átomo de césio para fazer o relógio. Um modelo mais moderno, que passou a ser usado no final do século XX.

Leia também: Relógio inteligente – entenda o que é e quando usar

Com a chegada do Quartzo, a indústria obteve muito mais precisão na contagem do tempo, além de ter um custo muito mais acessível e barato para a larga produção e popularização dos relógios de quartzo.

Relógio de quartzo

Relógio mecânico

Provavelmente, após ler esse título, você deve estar se perguntando o que é o relógio mecânico e se é uma criação recente, mas, a verdade é que uma invenção bastante antiga. Ele foi criado em 850 d.C. no período medieval.

Yi Xing foi um monge budista e o primeiro a construir um modelo do relógio mecânico, em 725 d.C. O relógio funcionava por meio de água pingando, que alimentava uma roda que fazia uma volta completa em 24 horas.

O sistema consistia em rodas de ferro e bronze para fazer o relógio girar.

Relógio mecânico

É verdade que Santos Dumont inventou o relógio de pulso?

Muitas histórias dizem que o verdadeiro criador do relógio de pulso tenha sido Abraham Louis Breguet, em 1814, quando uma encomenda foi feita por Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte. Mas nenhuma dessas histórias é comprovada.

Por isso, a teoria mais aceita que se tem é de que Alberto Santos Dumont criou o relógio de pulso. E mais uma vez, temos Santos Dumont envolvido em uma origem de invenção controversa.

Santos Dumont inventou o relógio de pulso

Santos Dumont precisava de um tipo de relógio de pulso para ter mais precisão e facilidade no momento de controlar suas horas de voo. Assim, ele fez um pedido ao seu amigo e famoso relojoeiro Louis Cartier, em 1904.

Esse relógio de pulso ganhou o nome do dono: relógio Santos.

Contudo, Santos Dumont não foi o criador do primeiro relógio de pulso, mas foi muito relacionado a essa criação por ser um dos principais responsáveis por difundir o uso do acessório no dia a dia.

Antes disso, o primeiro relógio de pulso criado de fato, foi feito em 1868, pelos proprietários da relojoaria Patek Philippe: Jean Adrien Philippe e Antoni Patek.

Gostou do nosso conteúdo? Se você se interessa por mais conteúdos como esse, continue a leitura em nosso blog e encontre muitos outros posts. Temos conteúdos de dicas, curiosidades, melhores relógios Casio e muito mais!

Esperamos que tenha aproveitado o post e nos vemos na próxima!

5/5 - Total de Avaliações: 1
Casio

Por mais de sete décadas, a CASIO tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.

Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, calculadoras, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments