Home / Destaque / Tipos de relógios de pulso: conheça os nomes e escolha o seu!

Tipos de relógios de pulso: conheça os nomes e escolha o seu!

7 minutos de leitura
Casio

Autor:‎‎‎‎‎‎‎‎‎

Se você procura um tipo de relógio de pulso perfeito para seu estilo de vida, se prepare para pesquisar bastante. Eles se diversificaram muito, com enorme variedade de modelos, formato e constituição de pulseiras, estilos de caixa e por aí vai.

Seja para monitorar uma atividade física, para visualizar horas ou para compor produções e conferir mais estilo para homens e mulheres, os relógios de pulso se adaptam a muitas ocasiões e locais. Mas nada impede de você ter um para cada momento.

Por isso, neste conteúdo, você vai conferir os tipos de relógios de pulso disponíveis no mercado. Com isso, você terá mais recursos para escolher o acessório ideal. Vamos lá?

8 tipos de relógio de pulso + história e funções

A marcação do tempo data do Antigo Egito, 1500 a.C., onde foi inventado o primeiro relógio de sol do qual se tem comprovação.

Por sua vez, os relógios de pulso foram inventados no século XIX, na Alemanha, demorando apenas alguns anos para se popularizarem pelas mãos do aviador brasileiro Santos Dumont.

Desde então, eles foram ganhando cada vez mais funções e importância na moda, mas perdendo um pouco da sua função principal, principalmente após a disseminação dos celulares.

Confira agora 8 modelos de relógio de pulso que dizem muito sobre a personalidade e sobre o estilo de vida de quem utiliza.

1. Relógios casuais

Os relógios casuais representam uma grande variedade de modelos inspirados nos relógios mais clássicos, como o aviador, o racing e o social.

São perfeitos para ocasiões mais descontraídas, combinam muito bem com visual street e urbano e são versáteis, passeando tranquilamente de um ambiente de trabalho com dress code descolado para um happy hour.

Geralmente, acompanham pulseira de nylon, aço ou material sintético como borracha e silicone. Há versões também em couro. A caixa pode ser apresentada em estilo digital ou analógico.

2. Relógios Militares

Os relógios militares foram criados para que os soldados entrassem no campo de batalha com itens mais leves e fáceis de manusear. Até hoje, sua aparência é bem rústica e prática.

É um tipo de relógio que se apresenta com pulseira de couro ou lona. São desenvolvidos com mostrador de alto contraste para facilitar a leitura das informações em ambientes escuros ou com baixa visibilidade.

Os relógios tradicionais militares são criados com caixa de aço inox, porém, é possível encontrar modelos com caixa de titânio.

3. Relógios digitais

O relógio digital é um produto muito comum e popular nos dias atuais. Ele é um grande aliado no dia a dia, mas pode abrir espaço para um modelo mais refinado em ocasiões especiais.

Eles acompanham funções de cronômetro e alarme, mostrando todas as informações em um visor digital. É muito fácil encontrar modelos com pulseiras sintéticas e de metal.

Porém, a caixa quadrada é uma característica que destaca esse tipo de relógio de qualquer outro. Os relógios digitais eram muito comuns na década de 1980 e 1990, popularizados principalmente pela Casio. Hoje, fazem parte da linha vintage da marca.

4. Relógio aviador

O relógio aviador surgiu a partir dos relógios militares de campo, sendo adaptados para as necessidades dos pilotos.

Assim, eles ganharam diversas funções como fusos horários, bússolas, cronógrafos, taquímetros e muito mais. Podem se apresentar de forma digital ou analógica, entretanto, essa última é mais comum.

Quando foram inventados, a ideia é de que fossem fáceis de ler em ambientes pouco iluminados. Os modelos G-Shock Master of G são projetados com fibra de carbono, tecnologia de registro de missões, leitor de temperatura e muito mais.

5. Relógio de mergulho

Inspirados no clássico Rolex Submariner, os relógios de mergulho são os mais populares de todos os tempos. Não à toa, os modelos de mergulho inspiram os modelos clássicos e casuais, originando criações elegantes e estilosas.

Um bom relógio de mergulho precisa ser à prova d’água, o que exige que o produto seja construído com materiais resistentes. Por isso, a caixa deles é geralmente de titânio e o vidro é feito com mineral endurecido ou safira.

As pulseiras precisam resistir a ação da água, por isso, aço inoxidável, titânio, borracha e silicone são os materiais mais indicados para esse tipo de relógio. A linha Frogman, por exemplo, é pensada para acompanhar mergulhadores em suas missões mais difíceis!

6. Relógio de corrida (racing watch)

Os relógios de corrida chamam bastante atenção por seu design arrojado e aventureiro, simbolizando toda a paixão do homem pela velocidade.

Os modelos tradicionais acompanham cronógrafo e taquímetro, funções que permitem calcular tempo e distância durante uma corrida ou treino. Geralmente, eles se apresentam com uma caixa redonda de destaque, pulseira de aço e grandes botões laterais.

Porém, você também encontra modelos com caixa quadrada e pulseiras de couro. A linha Edifice é um ótimo exemplo para esse tópico. Você sem dúvida encontrará um companheiro de aventuras entre os modelos.

7. Relógio social

Os relógios sociais são caracterizados pelo design minimalista. São objetos finos e clássicos, mais próximos do exemplar desenvolvido por Cartier para Santos Dumont.

A principal função deles é mostrar as horas e complementar o visual com elegância e sofisticação, não apresentando outras funções além de um mostrador de data.

Tradicionalmente, acompanham pulseiras de couro, com um mostrador analógico e uma caixa com design mais delicado.

8. Smartwatch

Os smartwatches estão conectados ao aparelho celular praticamente o tempo todo. Neles, você recebe notificações, pode atender chamadas e até enviar mensagens, descomplicando a vida de quem fica online a maior parte do dia.

Com um estilo bastante tecnológico e contemporâneo, são recomendados para situações mais informais. Mas você pode encontrar modelos elegantes e diferenciados também.

9. Relógio esportivo

São os que acumulam o maior número de funcionalidades e desenvolvidos com tecnologias mais avançadas. Por isso, o relógio esportivo é uma ótima escolha para praticar esportes, pois conseguem oferecer um monitoramento generoso do desempenho do atleta durante a atividade.

No mercado, você encontra modelos com localização geográfica em tempo real, oferecendo dados sobre distância percorrida, ritmo e frequência. Eles também vem com softwares dedicados a atividades esportivas específicas como corrida, natação, ciclismo e muito mais.

Existem modelos carregados por energia solar, como alguns modelos da série G-Squad, da G-Shock, com funcionalidades que podem ser operadas pelo seu smartphone.

Geralmente, apresentam pulseiras em resina ou silicone, envolvendo uma caixa robusta bem resistente a choques e quedas. Além disso, são estilosos e perfeitos para te acompanhar em qualquer momento do seu dia além da academia.

Aliás, aqui no Blog da Casio já mostramos quais fatores devem ser analisados na hora de escolher o relógio para treino ideal para você. Confira!

Aproveite as informações que você viu aqui para tomar decisões mais assertivas e de acordo com suas necessidades. Qualquer dúvida, deixe um comentário, ficaremos muito felizes em ajudar.

Até a próxima!

4.8/5 - Total de Avaliações: 10
Casio

Por mais de sete décadas, a CASIO tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.

Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, calculadoras, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments