O relógio mecânico é uma das criações mais admiradas e também valorizadas em todo o mundo. Esse incrível modelo utiliza um mecanismo capaz de marcar a passagem do tempo através de oscilações, e faz a contagem de batidas por meio de um escape.
O mecanismo utilizado nesse relógio esteve muito presente entre os modelos mais antigos do acessório, inclusive no famoso relógio de bolso. Em comparação aos outros modelos, ele é considerado o mais simples, que utiliza uma menor quantidade de material em sua construção. Por conta disso, o relógio mecânico é bastante leve e de espessura fina.
O que é um relógio mecânico?
É um modelo que utiliza um mecanismo totalmente mecânico e oscilante, responsável pela marcação de passagem do tempo, e uma espécie de escape para suas batidas. Para que esse relógio funcione, não é preciso a utilização de baterias ou qualquer tipo de eletricidade. Sua constituição é realizada com engrenagens, rolamentos e molas.
Esse modelo foi criado para que conseguisse funcionar com a necessidade de uma interferência externa. Para o relógio trabalhar, é preciso que ele receba uma “corda”. Esse movimento consiste em enrolar a mola do aparelho, que ao desenrolar conseguirá executar todo o movimento presente na marcação de tempo.
Sabe-se que o modelo mecânico nasceu a partir do relógio de água, um dos primeiros sistemas criado pela humanidade para a marcação de tempo. Nesse caso, todo o mecanismo era movido à água, com a utilização do mesmo princípio de uma ampulheta de areia.
Como surgiu o relógio?
Acredita-se que o primeiro relógio mecânico do mundo tenha surgido em 725 d.C., através das mãos de um monge budista chamado Yi Ching. O relógio fabricado funcionava através de engrenagens e cerca de 60 baldes de água que equivale a 60 segundos, ou seja, um minuto.
Já em 800 d.C. Harune Arraxide presenteou Carlos Magno com um relógio mecânico. Esse modelo foi equipado para ser especial, e continha um cavaleiro que saía e dizia as horas exatas. Por conta disso, atualmente é possível afirmar que os primeiros relógios mecânicos surgiram na Ásia.
No mundo ocidental, a invenção leva o nome de diversos inventores, entre eles o do Papa Silvestre II. Também são citados os nomes das pessoas que aperfeiçoaram esse famoso instrumento, como o de Ricardo de Walinfard, Henrique de Vick e Santiago de Dondis.
Qual a diferença entre relógio mecânico e automático?
A principal diferença entre o mecânico e o automático, é que no primeiro caso existe a necessidade de uma interferência externa para o equipamento funcionar. Ou seja, é necessário dar corda para que o equipamento mecânico funcione, coisa que não é necessário no relógio automático.
Confira também: Descubra qual o braço certo para usar o relógio.
Os relógios conhecidos por automáticos dispensam a necessidade de interferência externa. No geral, esses modelos são projetados com um peso interno oscilante que consegue executar suas atividades apenas com os movimentos do braço do utilizador. Eles são responsáveis por enrolar a mola do relógio, a qual é realizada manualmente no mecânico.
Como funciona o relógio mecânico?
Funciona através de uma mola principal, que precisa ser enrolada através do movimento de dar corda. Feito isso, a mola consegue se desenrolar sozinha em movimentos lentos e uniformes que fazem com que os ponteiros se movimentem para definir as horas.
Normalmente todo o movimento da corda do relógio mecânico é feito de em torno de 24 horas a 48 horas. Após esse período, é necessária uma nova corda para que ele volte a executar suas funções. Quanto maior for a mola inserida no relógio, mais tempo a corda durará.
Todos os relógios mecânicos produzidos atualmente funcionam da mesma maneira. E, apesar de não estarem entre os mais precisos, funcionam a qualquer hora do dia e independente de condições climáticas.
Para pessoas que buscam por precisão, é necessário pesquisar por modelos fabricados artesanalmente e de boa qualidade. Entre suas maiores qualidades está o fato de ser um modelo que não necessita do uso de baterias. Tudo é realizado manualmente e para alguns indivíduos entusiastas de relógios, o ato de dar corda é considerado um ritual clássico e de muita elegância.
Quais são os tipos de relógios que existem?
Além do tradicional relógio mecânico, existem diversos tipos ainda comercializados. Todos carregam suas particularidades no modo de utilização. Conheça quais são os principais tipos de relógios que existem a seguir:
Relógio Digital
Os relógios digitais conseguem executar as horas através de meios eletrônicos. Porém, para que eles funcionem conforme o desejado, é preciso que sejam carregados na energia elétrica ou utilizados com baterias. Normalmente as horas são mostradas em um pequeno visor, sem a necessidade de ponteiros.
Relógio de Pêndulo
O Relógio de Pêndulo funciona através dos movimentos de um pêndulo e em suas oscilações. Essas peças são consideradas clássicas e elegantes, porém não demonstram uma alta precisão. Para que ele seja melhor utilizado, se faz necessário um sistema de molas ou até mesmo de energia.
Relógio de Quartzo ou Cristal
Conhecidos por sua precisão, esses modelos de relógio usam em seu interior um corte de pedra que utiliza de um estado de vibração elétrica. Com isso, esse objeto consegue a regularização de sua frequência e move os ponteiros responsáveis por mostrar as horas.
Esse pedaço de pedra utilizado nos relógios de quartzo foi acoplado como uma espécie de substituição do tradicional pêndulo.
Confira: Tipos de relógios de pulso: conheça os nomes e escolha o seu!
Relógio de Bolso
Criado na Alemanha por volta do ano 1500, os relógios de Bolso utilizam o mesmo funcionamento do mecânico. A diferença é que esses modelos foram fabricados para serem guardados em bolsos. Por isso, tornou-se um acessório de luxo e somente usado pela aristocracia da época.
Relógio de Sol
Considerado o primeiro modelo de relógio criado no mundo, até hoje o relógio de sol é alvo de estudos. Os responsáveis por seu desenvolvimento foram os babilônicos. Nesse incrível modelo, as horas são representadas através da posição solar.
Qual o tipo de relógio mais usado?
O tipo de relógio mais usado e procurado para compra na internet são os relógios de pulso, com preferência aos modelos automáticos. Saiba que os modelos da marca Casio são muito populares, principalmente o Digital Casio Vintage Feminino.
A empresa Casio ficou mais conhecida desde o ano de 1980. Afinal, foi uma das primeiras
fabricantes de relógios quartzo e digitais do mundo inteiro. Ainda hoje, a marca é famosa por seus diversos modelos acessíveis e facilmente encontrados para venda.
Mesmo em um mundo tecnológico onde já existem modelos de smartwatch, capazes de realizar monitoramentos de atividades físicas e conexão com um celular, os relógios mecânicos e seus derivados ainda são procurados, e muito comercializados.
Hoje, o relógio mecânico é considerado um acessório muito valorizado. Esses objetos, além de mostrarem as horas, são pensados para combinarem com roupas e ocasiões especiais.
No mundo dos entusiastas de relógio mecânico, essa peça é considerada autossuficiente e pode ser usada diariamente. Além disso, muitos relógios tradicionais são peças de colecionadores que passaram por gerações e hoje carregam um valor imensurável.
Por mais de sete décadas, a CASIO tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.
Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, calculadoras, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.