A campanha anual Outubro Rosa acontece em diversos locais do mundo e é marcada pela prevenção e conscientização do câncer de mama. Como resultado, a iniciativa reduz a taxa de mortalidade pela doença e proporciona diversos benefícios na vida de uma mulher.
O primeiro passo para promover essa ideia é entender o que ela de fato significa e aprender como colocá-la em prática. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre esse mês capaz de salvar vidas. Confira!
O que é o Outubro Rosa?
Considerado um movimento importante, o mês de outubro é destinado para a prevenção do câncer de mama, doença que mais atinge mulheres no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgados pelo governo, apenas em 2022, aproximadamente, 66.000 novos casos foram diagnosticados.
Em relação à mortalidade, a cada 100.000 mulheres, 11,84 não resistiram e vieram a óbito no ano de 2020. Na prática, isso significa que, todos os anos, diversas mulheres perdem a oportunidade de realizar sonhos, conquistar o emprego que tanto desejavam, ver os filhos se formando, dentre outras vontades.
Durante os 30 dias de outubro, são organizados debates a respeito desse tipo de câncer, palestras sobre a importância do autoexame — vamos ensinar como fazer —, além da circulação integral de informações sobre a doença.
Recentemente, o mês também ganhou espaço para falar sobre o câncer de colo de útero, um tipo de câncer feminino facilmente detectado em exames preventivos.
Quando surgiu o Outubro Rosa?
O movimento começou na década de 90 com a Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na Corrida pela Cura realizada em Nova York, todos os corredores receberam laços cor de rosa para usar durante o percurso. Posteriormente, os laços seriam entregues em locais públicos e outros eventos importantes.
No Brasil, a campanha surgiu apenas em 2002. Nesse ano, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi tomado por luzes rosas. Apesar de ter sido iniciado no começo dos anos 2000, o Outubro Rosa ganhou força somente em 2008.
Por que Outubro Rosa?
A cor rosa representa a campanha devido aos laços distribuídos em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Inclusive, desde então, fitas da mesma cor ganharam um lugar especial em camisas masculinas e femininas no 10º mês do ano.
Qual a importância do diagnóstico precoce?
Receber o diagnóstico precoce do câncer de mama é igualmente ruim, nós sabemos, mas a partir dele, é possível começar um tratamento imediato e ter maiores chances de cura. Além disso, todo o processo poderá ser menos invasivo e com maior probabilidade de sucesso.
Nos casos de câncer de mama intraductal, o diagnóstico precoce garante 100% de cura. O carcinoma ductal in situ é um tipo de doença não invasiva, já que mostra que as células são cancerígenas, mas ainda não foram disseminadas.
É por isso que Outubro Rosa possui tanta importância e precisa ganhar cada vez mais visibilidade.
Quais são os sinais do câncer de mama?
Assim como toda doença, o câncer de mama pode dar sinais de que está presente no corpo de uma mulher, sendo eles:
- Nódulos ou caroços nos seios;
- Alta sensibilidade na região;
- Inchaço próximo à axila;
- Secreções com sangue nos seios;
- Peitos assimétricos;
- Feridas;
- Pele irritada ou com mudança de textura;
- Mamas com afundamento.
Vale ressaltar que se trata de sintomas comuns para o diagnóstico da doença, mas tê-los não garante que você está com câncer. Por isso, é importante que as mulheres façam o toque da mama a partir dos 20 anos, sempre após o ciclo menstrual ser finalizado.
Esse pequeno hábito pode salvar vidas e fazer com que você reconheça qualquer alteração, por menor que ela seja. Em todos os casos, nada substitui o diagnóstico médico, então faça, pelo menos, 1 visita por ano ao seu ginecologista.
Quando fazer a primeira mamografia?
A primeira mamografia deve ser feita quando a mulher completar 40 anos. Essa indicação muda para pessoas com histórico da doença na família e, nesses casos, é necessário que um médico indique quando iniciar a realização anual do exame.
Com o avanço da medicina, a mamografia tem a capacidade de identificar diferentes tipos de câncer de mama, garantindo um tratamento específico e com maior chance de sucesso.
Como fazer o autoexame de mama? Confira o passo a passo
O autoexame deve ser feito regularmente por mulheres com 21 anos ou mais. A indicação é que ele ocorra após 7 dias do término da menstruação, quando os seios não estiverem mais sensíveis ou inchados. Depois da menopausa, é possível escolher um dia do mês para realizá-lo.
Vamos agora para o tutorial de como fazer o autoexame:
- Em pé, você deve levantar um dos braços e apoiá-lo em cima da cabeça;
- A mão livre será usada para examinar a mama que fica do lado do braço levantado;
- Para que toda a mama seja examinada, divida-a por etapas e faça o toque sem pressa;
- Durante o apalpamento, faça movimentos circulares que vão de cima para baixo e tente sentir se há algum relevo, nódulo ou algo do tipo;
- Após terminar, repita o mesmo passo a passo no outro seio.
Além do autoexame, o que mais posso fazer?
O autocuidado é extremamente importante para a prevenção do câncer de mama, por isso, siga as seguintes recomendações:
- Mantenha uma alimentação saudável e torne hábito o consumo de legumes, frutas e verduras;
- Pratique esportes ou faça atividades físicas;
- Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
- Alcance os níveis indicados de vitamina D.
Como resultado, você estará cuidando da sua aparência e, consequentemente, será possível se sentir ainda mais bonita. Inclusive, se deseja olhar para si mesma com mais atenção, indicamos que acompanhe os conteúdos do blog da Casio, onde compartilhamos posts sobre acessórios, tendências e muito mais.
Aproveite e leia: Saiba como escolher o relógio ideal para a sua rotina com a Casio.
O câncer de mama também pode acontecer em homens?
Apesar de ser pouco falado e ter baixa incidência, o câncer de mama é uma doença que também pode acometer homens. Isso porque, eles também possuem glândulas mamárias.
Para o sexo masculino, o problema é raro e costuma surgir a partir de nódulos nas mamas ou próximos à axila. Dessa forma, o homem deverá procurar ajuda profissional assim que sentir qualquer alteração. Então os homens também precisam fazer o autoexame? Sim, mas não na mesma periodicidade.
Agora que você sabe o que é o Outubro Rosa, a importância que ele carrega, como se cuidar e realizar o autoteste, esperamos que entre na luta e compartilhe tudo que aprendeu com outras pessoas. Quanto mais mulheres e homens comprarem a ideia, mais vidas serão salvas e menos sonhos interrompidos.
Se ainda restou alguma dúvida sobre o assunto, basta compartilhar nos comentários que vamos respondê-la o mais rápido possível. Até mais!
Por mais de sete décadas, a CASIO tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.
Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, calculadoras, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.