Home / Moda / Armário cápsula: entenda o conceito e aprenda a montar um

Armário cápsula: entenda o conceito e aprenda a montar um

7 minutos de leitura
Casio

Autor:‎‎‎‎‎‎‎‎‎

Deseja colocar em prática um estilo de vida minimalista e sustentável? O armário cápsula tem tudo a ver com você e temos certeza que vai amar conhecer essa tendência da moda. Por isso, te convidamos a entender tudo sobre o tema e conferir dicas de como montar o seu próprio armário cápsula feminino.

Continue a leitura e aproveite!

Como funciona o armário cápsula?

O armário minimalista nasceu da ideia de montar um closet apenas com peças essenciais que combinam com o seu lifestyle — entenda o que é e como adotar um que combina com você. No dia a dia, ele contribui para uma pessoa desenvolver o autoconhecimento, evitar compras por impulso e aprender mais sobre a moda.

Na hora de montá-lo, você deve dividir o ano em quatro estações (outono, inverno, primavera e verão), assim, será possível investir em peças específicas para calor e frio. Essas compras devem ser feitas estrategicamente, considerando tudo que já existe no guarda-roupa, ou seja, se perceber que não precisa de nada, não haverá a necessidade de adquirir novas roupas.

Como funciona o armário cápsula

Mas de onde ele surgiu? Veja a linha do tempo do armário cápsula no próximo tópico.

Conheça a história do armário cápsula

Apesar de ter ganhado mais visibilidade nos últimos anos, a história do closet minimalista é antiga e começou nos anos 70, quando a estilista Susie Faux criou uma coleção de peças básicas e fáceis de serem combinadas. Em 1985, o conceito voltou à tona com a primeira coleção cápsula, elaborada pela famosa estilista Donna Karan.

A popularização do termo se deu por completa no momento em que a blogueira americana Caroline Rector criou um armário com 37 peças, em 2016.

história do armário cápsula

Quantas peças ter no armário cápsula?

A resposta pode variar, já que o número de peças do seu closet minimalista depende do seu estilo de vida e das necessidades diárias. Em média, um armário cápsula feminino possui 37 peças, mas essa quantidade pode variar entre 15 e 50.

Em relação às roupas, está liberado investir em vestidos, saias, calças, shorts, blusas de manga longa, blusas de manga curta, camisas sociais, jaquetas e o que mais combinar com você.

O que considerar antes de montar um armário cápsula?

Antes de montar o seu próprio closet minimalista, siga as seguintes recomendações:

O que considerar
  • Defina qual é o seu estilo — conheça os estilos universais e saiba como aderir;
  • Escolha uma paleta de cores que te representa;
  • Pense nos ambientes que costuma frequentar, como trabalho e festas;
  • Aproveite as peças que já estão no seu guarda-roupa;
  • Invista sempre em roupas de qualidade, afinal, o intuito é que elas durem por muito tempo;
  • Planeje todas as suas novas compras, analisando o que realmente é indispensável.

Confira quais peças devem ter no seu armário cápsula

Para te ajudar a montar um armário cápsula do zero, separamos dicas infalíveis que vão contribuir para uma escolha assertiva. São opções capazes de formar inúmeros looks atemporais e cheios de estilos.

quais peças devem ter

Peças em cores neutras

Apostar em itens de cor neutra é um truque que nunca sai de moda, garantindo combinações sempre modernas e sofisticadas. Dentre as opções, os famosos all black e off-white podem ser usados em diversos tipos de dress code, não à toa são os nossos preferidos.

Para quem não gosta de nenhuma dessas duas opções, outros exemplos de tons neutros são: cinza, creme, bege e marrom. Vale ressaltar que você não precisa apostar apenas em roupas ou calçados neutros. O segredo é ter pelo menos uma peça seguindo a regra.

Leia também: 7 dicas de como criar um look monocromático.

Jeans será sempre uma boa escolha

Versátil e disponível em diversos modelos, o jeans precisa estar no seu closet minimalista. Ele poderá ser usado em dias frios ou quentes, para ir a festas, reuniões corporativas e muito mais. Aqui, a ideia é fugir do óbvio e ter peças que vão além da calça ou shorts jeans, sendo assim, super vale à pena investir nos despojados macacões, por exemplo.

Estampas atemporais

Há quem diga que as estampas devem ser evitadas, mas somos do time que defende a existência de roupas desse estilo no seu armário minimalista. Para não ter erro, a única recomendação é priorizar as estampagens clássicas, como listras, xadrez, poá, flores e o tão procurado pied-de-poule.

Se você ama estampas, porém tem dificuldade para combiná-las, escolha usá-las em peças únicas, como vestido, macacão, acessórios e sapatos.

Looks tom sobre tom

Em alta, as composições tom sobre tom são ideais para quem ama usar looks coloridos. Lembra de quando falamos para definir a sua paleta de cores? Você vai usá-la para comprar peças com essas cores, assim, o risco de enjoar ou não gostar será muito menor.

Por exemplo, para quem ama tons pastel, é possível criar combinações tom sobre tom românticas com saia + camisa social, vestido, short de alfaiataria + blusa soltinha, dentre outras opções. Por falar no estilo romântico, veja quais são as características do estilo romântico e como usar.

Acessórios são sempre bem-vindos

Apesar de os acessórios não fazerem parte da conta, é importante não extrapolar nas compras desses itens e apostar em opções fáceis de combinar com as suas roupas e ocasiões. Uma boa ideia é ter em seu closet um relógio em prata ou dourado — os modelos de relógio vintage da Casio são perfeitos para essa proposta.

Na parte das joias, invista em um brinco grande, um médio e um pequeno. Faça o mesmo na parte dos colares. Nas pulseiras e nos anéis, certifique-se de que escolheu uma opção simples e uma com detalhes.

Calçados

Para encerrar o seu closet minimalista, invista em calçados confortáveis do seu estilo. A dica é escolher um modelo de sandália sem salto, um tênis fechado, uma bota, um chinelo e uma sandália de salto. Assim, você terá calçados para os mais diversos compromissos.

O que fazer com as peças que não vou mais usar?

As roupas, os sapatos e os acessórios que não fazem sentido para o seu atual momento podem ser vendidos, doados ou até mesmo trocados por outras peças em um bazar. Lembre-se de que o armário cápsula é uma ideia sustentável que também possui o objetivo de reduzir desperdícios.

não vou mais usar

Agora que finalizou o conteúdo, o que achou desse conceito da moda? Por aqui, nós amamos e estamos dispostos a te ajudar com qualquer dúvida sobre o assunto, basta compartilhar nos comentários e responderemos quanto antes.

Durante a sua jornada de mudança, é normal sentir algumas dificuldades, mas garantimos que o resultado é recompensador e ainda poderá te ajudar a economizar. Boa sorte!

Avalie este post
Casio

Por mais de sete décadas, a CASIO tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.

Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, calculadoras, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários