Home / Curiosidades / O que significa o horário GMT? A Casio explica!

O que significa o horário GMT? A Casio explica!

7 minutos de leitura
Casio

Autor:‎‎‎‎‎‎‎‎‎

O que significa o horário GMT? A Casio explica!

O horário GMT significa “Greenwich Mean Time”, com a tradução para português como “Tempo Médio de Greenwich”. Esse horário conhecido como GMT refere-se a hora atual no meridiano, presente no laboratório astronômico, situado na cidade de Greenwich no Reino Unido. Por isso, podemos identificar esse horário como coordenadas de tempo.

Alguns modelos de relógios são comercializados como GMT. Eles, além de marcar o horário local tradicional, conseguem demonstrar aos usuários diferentes horas ao redor do mundo. Com isso, a seguir, esclareça todas as suas dúvidas sobre o GMT e como funcionam os fusos horários pelo mundo.

O que é o Horário GMT?

O horário conhecido como Greenwich Mean Time, é a hora atual no meridiano que percorre o laboratório astronômico situado na cidade de Greenwich, no Reino Unido. Esse horário são coordenadas de tempo e um dos diversos nomes utilizados pelas comunidades científicas e militares, para representar às 24 horas de um dia.

O meridiano de Greenwich, também muito conhecido como Meridiano Principal, é uma linha imaginária utilizada para separar o mundo em duas partes: ocidente e oriente. Ele é responsável por definir o fuso horário. Já Greenwich é uma cidade situada na Inglaterra, bem próxima de Londres.

Com isso, nessa cidade foi instalado o antigo observatório astronômico por conta da passagem do meridiano zero, uma referência geográfica mundialmente conhecida.

O Horário GMT foi adotado inicialmente pela Grã-Bretanha, através do órgão responsável por tarifas ferroviárias, a Railway Clearing House. Em 1847, o GMT foi utilizado por todas as companhias ferroviárias, por isso era chamado de “tempo ferroviário”.

Desde o ano de 1972, o GMT foi escolhido como modelo padrão internacional da medida de tempo civil. Hoje é utilizado como base o Tempo Universal Coordenado, também muito conhecido pela sigla UTC (Coordinated Universal Time, em inglês). Essa medida de tempo é realizada a partir de um conjunto de relógios atômicos espalhados por todo o mundo. Desse modo a comunidade científica obtém maior precisão.

O que significa GMT nas horas

Nas horas, ele é responsável por definir os fusos horários do mundo. Para indicar o ocidental, o GMT vem acompanhado do sinal negativo. O qual consegue indicar que as horas devem diminuir na direção oeste do globo. Para apontar os fusos orientais, são utilizados os sinais de positivo. Assim, pode-se entender que as horas aumentam ao Leste de Greenwich.

Em uma região do globo, as horas são definidas por GMT + 0:00. Isso quer dizer que elas ocorrem da mesma forma do horário oficial de Londres. Em outra região do Globo Terrestre, o fuso horário é representado por GMT + 3:00, onde se deve aumentar 3 horas.

Na atualidade existem os chamados relógios GMT. Esses modelos oferecem dois ponteiros com marcação de horários de diferentes lugares do mundo. Esse modelo de relógio se popularizou através da utilização dos pilotos e equipes de avião. Logo, o relógio com GMT caiu no gosto também de viajantes e do público em geral.

O relógio equipado com o GMT é um acessório muito querido pelos entusiastas desse acessório. O sistema que marca as horas de diferentes localizações do mundo é considerado único e muito interessante. A Casio é uma das marcas que fabricam relógios GMT, digitais e analógicos. Um dos seus principais modelos é o Relógio Casio Vintage Digital A500WA-7.

Como calcular o fuso horário do Brasil?

Para transformar o horário GMT no fuso horário do Brasil, ou seja, no horário oficial de Brasília, é preciso subtrair 3 horas (colocado como -3 horas) do GMT. O resultado da subtração será o horário exato de Brasília.

Em caso de horário de verão, será necessário subtrair apenas 2 horas (-2 horas) do GMT.



Como funcionam os Fusos Horários?

Os fusos horários, conhecidos também como zonas horárias, são medidos através do GMT. Para melhor exemplificá-los, o globo terrestre foi dividido em vinte e quatro áreas que medem 15º de longitude. Cada uma dessas partes corresponde a uma hora, assim quando nos deslocamos através dessas faixas, o horário sofre alterações.

Como conhecemos, o marco zero da Terra fica localizado no Meridiano de Greenwich. Quando andamos para o oeste do planeta, as horas diminuem. Agora, quando o deslocamento é para o leste, devemos aumentar os horários.

Por exemplo, se em Nova York nos Estados Unidos (fuso -5HGMT) são 8h, isso significa que em Brasília (-3GMT) será, oficialmente, 10h, pois há o deslocamento de dois fusos a leste da cidade de Nova York conforme a tabela:



-6GMT-5GMT-4GMT-3GMT-2GMT7H8H9H10H11H

Na tabela acima, temos um exemplo bastante simples de dois fusos que se deslocam para a direção leste. Então, independente do caso, sempre será acrescentado duas horas ao horário. Para fusos localizados em distâncias maiores, é necessário a identificação dos dois fusos (origem e destino) e calcular a diferença entre eles.

Por que o Brasil tem quatro fusos horários diferentes?

No Brasil há quatro fusos horários porque sua área territorial comporta quatro regiões. Desse modo, cada uma delas possui um horário diferente.

Essa divisão ocorreu em 1913, quando o atual presidente Hermes da Fonseca foi responsável por assinar o decreto 2.784, que elaborou esse conjunto com quatro horários diferentes no país. Antes disso o Brasil possuía apenas um fuso.

Com a divisão, o fuso horário inicial do país encontra-se duas horas depois do horário do Meridiano de Greenwich. Nesse primeiro fuso há somente algumas ilhas brasileiras, como o caso da ilha Fernando de Noronha. Já o segundo fuso do Brasil está à três horas depois do Greenwich. Dentro dessa região encontra-se o Nordeste, Sudeste, Sul e algumas partes do Norte e Centro-Oeste.

No Terceiro Fuso brasileiro existem cerca de quatro horas de demora quando comparado com o horário de Greenwich. Nessa faixa encontram-se as cidades da região Norte e Centro-Oeste.

Por último temos a quarta região, que oferece cinco horas a menos que o Greenwich e duas com a de Brasília. Regiões do Acre e um pedaço do Amazonas fazem parte desse quarto fuso.

Qual é o fuso horário mais atrasado do mundo?

De acordo com o definido, o fuso horário mais atrasado de todo o globo Terrestre é o UTC – 12:00. Esse fuso é mais conhecido nos Estados Unidos como Horário de Barker e Howland, porque é nele que estão situadas as famosas Ilhas Baker e Howland que pertencem ao país.

O sistema de fusos do mundo foi instaurado com o objetivo de padronizar a contagem de horas mundial. Uma vez implantado, esse sistema foi responsável por facilitar as comunicações e também o comércio internacional. Antes dele, cada país era responsável por seu próprio método para determinar o tempo. A maioria dos países usava apenas o Sol como referência.

Além da sigla GMT, outros nomes são responsáveis pela medida de tempo mundial e suas coordenadas, como o ZULU e o formato UTC, sendo atualmente considerado o padrão de hora certa em todo o mundo.

Para quem se interessa pelos fusos horários, é possível descobrir as horas de todas as regiões mundiais através do site fuso horário mundial. Nesse ambiente pode-se percorrer todo o globo e obter informações pertinentes sobre cada país.

5/5 - Total de Avaliações: 2
Casio

Por mais de sete décadas, a CASIO tem sido uma autoridade incontestável no que diz respeito a tecnologia e inovação. Nosso forte legado no desenvolvimento de produtos inovadores reflete a busca incessante pela excelência. Seja nos pulsos de exploradores urbanos ou nas mãos de músicos inspirados, a CASIO é sinônimo de confiança, qualidade e estilo.

Explore esse vasto universo em nosso blog, onde falamos sobre relógios, calculadoras, instrumentos musicais, lifestyle e moda. Aqui, os entusiastas encontram conteúdos que transcendem o convencional, desde análises detalhadas dos últimos modelos até dicas de estilo e novidades tecnológicas.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários